sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Post 15 - Inveja


Um dos sete pecados capitais. É considerado pecado, porque, o invejoso ignora tudo com que foi abençoado e que possui, para cobiçar o que é do próximo. Definições é que não faltam para este sentimento negativo. Vamos falar de  suas consequências, e seu poder.
Por falar em poder... Quem nunca ouviu dizer que um projeto, aquisição, relações, entre muitas outras coisas não deram certo porque a inveja destruiu? Quem nunca viu esses posts em redes sociais aconselhando a não contar suas coisas e projetos antes de sua concretização, evitando o fracasso causada por invejosos. Vou alem disso; Invejosos que secam pé de arruda só de elogiar a exuberância da planta. Invejosos que "matam" animais domésticos com seu olho obeso. Crianças que ficam doentes após a visita de um invejoso. A lista de contos e histórias sobre invejosos é infinita.
Será que a inveja tem todo esse poder? Em verdade vos digo que sim! A inveja destrói invejado e invejador. Rouba de cada um o seu melhor. Mas todo esse poder não se concretiza da forma que a maioria conhece ou imagina.
O grande poder da inveja está em despertar a fraqueza no invejado! Mas como? Simples, todos nós temos fraquezas, medos, insegurança. Isso tudo é realçado quando estamos próximos de pessoas invejosas, atenuando ou eliminando o foco e empenho do nosso objetivo. Resultado? O fracasso! E de quem é a culpa? Do invejoso, da inveja?
Realmente creio que a planta " seque" após alguns dias de um invejoso a elogiar. Certamente o dono da planta sabe que o elogio veio de um invejoso. Logo, ele pensa; a coitadinha da planta vai morrer. Não vou nem perder tempo regando ela. E a coitadinha morre de sede!
Também creio que relacionamentos sejam rompidos por causa de invejosos. Logicamente ao saber que o invejoso cobiça sua vida, é normal o invejado pensar; Agora tudo vai dar errado! A partir daí, pequenas coisas que antes eram toleradas deixam de ser. Pequenas brigas tornam-se guerras. O foco passa a ser o invejoso. Tudo de ruim passa a ser culpa do Invejoso! E todo foco, dedicação, carinho e compreensão já não existem da mesma forma como outrora. Resultado? Separação, decadência, fracasso. E um único culpado; o invejoso.
Se devemos nos distanciar da inveja? Sim! E isto é suficiente? Não! Infelizmente muitas vezes a inveja extrapola o existir. E domina o ser invejoso. O faz causar intrigas, fofocas, mentiras, agressões físicas e verbais, e até a morte.
Oque devemos fazer é:  Sermos cautelosos diante de tal pessoa, agir com sabedoria e independente de qualquer coisa nunca perder o foco, e o empenho em tudo que queremos, temos ou projetamos. Caso não consiga, não é culpa da inveja ou  do invejoso. Pode ser que exista uma limitação, faltou algo,  o acaso talvez.
Quanto  aos invejosos? Fico com Napoleão Bonaparte: " A inveja é um atestado de inferioridade".


# A gente encerra por aqui hoje! 26Jan. 2017


Wellington Maia.

-----------------------------------------------------------

Oxe: Olho vivo e faro fino.  Não se deve odiar, ou querer o mal do invejoso. Oque você tem é seu. Cuide! Não desvie sua atenção de tudo que já lhe pertence.

Oxe, oxe:  ...Uns juntando inimigo, outros juntando dinheiro; Sempre tem um pra testar sua fé, mas tá ligado; Sempre tem um corre a mais pra fazer... ( Mano Brown )

Oxe, oxe, oxe: ... Zé povim é o cão, tem esses defeito. Oque? Cê tendo ou não cresce o zoio de qualquer jeito... ( Mano Brown ). 






8 comentários:

  1. Ótimo texto! A verdade é que o invejoso faz mais mal a si do que para o outro, porque, como você mesmo citou, ela deixa de cuidar do bom que tem para querer as coisas alheias. E esse sentimento é autodestrutivo demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita Amanda. Agradeço também pelo complemento através deste seu comentário. É gratificante receber esse retorno. Abraços.

      Excluir
  2. Wellington:Na verdade a inveja de veria ser uma meta...para o invejoso procurar atingir o ponto que o outro chegou...mas infelizmente...na maioria das vezes não é bem assim que acontece!!!
    Um grande abraço a ti.

    ResponderExcluir
  3. Wellington:Na verdade a inveja de veria ser uma meta...para o invejoso procurar atingir o ponto que o outro chegou...mas infelizmente...na maioria das vezes não é bem assim que acontece!!!
    Um grande abraço a ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia. Gostei desse seu comentário. Essa intervenção que existe entre algo escrito e os diversos pontos de vista nos abre mais ainda a mente. Valeu mesmo.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Lia. Gostei desse seu comentário. Essa intervenção que existe entre algo escrito e os diversos pontos de vista nos abre mais ainda a mente. Valeu mesmo.
      Abraço.

      Excluir